Feijão, samba e muito charme aos Sábados em Goiânia

Panela de barro, caldeirões, couve, laranja, torresmo, arroz e farofa. Aquele cheirinho inconfundível, que desperta a memória e atiça o estômago. Para o bom brasileiro, meia descrição basta: estamos falando de feijoada, claro! A mistura composta por feijão preto e diversas partes do porco, é hoje um prato típico da nossa brasilidade.

Feijoada Brasileira - MaisDestinos.com-Turismo, Viagem e Gastronomia

Panela de barro, caldeirões, couve, laranja, torresmo, arroz e farofa, essa é a nossa querida feijoada brasileira

A feijoada é milenar, mas mesmo assim, tem a cara do Brasil. O cozido português ou o cassoulet francês são as versões similares européias, mas não passam nem perto dessa iguaria que abrasileiramos e adotamos como nossa. Em que outro local desse planeta, poderia ter um caldinho de feijão apimentado e alguns torresminhos de entrada, uma cerveja gelada ou uma caipirinha de cachaça de boa pipa, para abrir o apetite, enquanto o feijão rico com as delícias suínas, borbulha na panela de barro?

Só mesmo no Brasil. Mas, está faltando algo…O samba! Agora ficou perfeito! Feijoada e samba têm tudo a ver, são um combo irresistível, de norte a sul do país.

Feijoada Brasileira - MaisDestinos.com-Turismo e Viagem

Feijoada, o sabor do Brasil

Em Goiânia, a capital dos botecos, ferve nas tardes de sábado e, ousamos dizer que, não fosse aqui a “Terra do Sertanejo”, bem que poderia ser a “Terra do Samba”.

MaisDestinos.com traça um roteiro com cinco, dos melhores restaurantes, que servem feijoada aos sábados e, convidamos o internauta, a interagir com o nosso portal, participando de nossa enquete:

Thiosti Bar e Restaurante, Quintal do Jorjão, Tom Maior, Glória Bar e Restaurante e Castro’s Park Hotel. Qual desses, na sua opinião, tem o melhor combo feijoada e samba ou MPB?

Não será sacrifício algum percorrer o roteiro “Feijão, samba e charme em Goiânia”, criado pelo MaisDestinos.com, mesmo porquê, esses cinco restaurantes já estão aprovados pelos goianos. Mas, respondendo à nossa enquete, apenas um deles leva o “Selo de Qualidade” Mais Destinos.

Vote e participe da nossa enquete!

Confira, clicando nos links abaixo, um pouco da história de cada restaurante que visitamos e, em seguida, vote na enquete escolhendo o seu preferido.

Da cozinha de casa para o restaurante

Sábado, uma hora da tarde, as mesas são disputadas. Os garçons se alternam com as bandejas repletas de cumbucas de barro e feijoada fervilhante, servidas incessantemente. O samba soa solto e, ao fundo, os proprietários sorriem, satisfeitos com a casa cheia. Assim, são os sábados no Thiosti Bar e Restaurante.

Há quase 30 anos, foi servida a primeira feijoada da casa. Hoje, todos os sábados, esse é o cardápio, sempre precedido do caldinho básico de feijão, o torresminho sequinho, a caipirinha ou cerveja geladíssima e o povo bonito, que se solta com os clássicos do samba, na voz das  melhores bandas locais.

Thiosti Bar e Restaurante - MaisDestinos.com Turismo e Viagem

Thiosti – Feijoada quente e torresmo crocante

Por isso, o Thiosti é uma das referências da capital goiana, quando o assunto é feijoada com samba. Nessa terra, de sol forte, calor e céu azul, sábado é dia samba e feijoada no Thiosti.

Onde fica? Rua 1136, 97, Quadra 239, Lote 30 – Setor Marista, Goiânia – GO, 74180-150
Telefones: 62.3924-3838

Feijoada e muito samba no pé

O “Quintal do Jorjão” é uma referência para o tradicional bairro da Vila Nova.  Coloque sapatos confortáveis, porque aqui o samba rola solto e, difícil é não ser contagiado com o ritmo do batuque. A feijoada reforça os ânimos e a tarde passa depressa.

Quintal do Jorjão - MaisDestinos.com Turismo e Viagem

Quintal do Jorjão – Muito samba no pé

Há seis anos é assim. O músico e produtor de eventos, Jorge Luiz, o Jorjão, proprietário da casa, nos disse que já sabia que feijoada e samba no seu quintal seria um sucesso. Mas, o que era para ser eventual se tornou permanente. A cada 15 dias,  no “Quintal do “Jorjão”, o encontro de amigos para o almoço, se estende até o fim do dia. Difícil é ter que ir embora!

Além disso, Jorjão faz questão de nos dizer que sua feijoada possui um diferencial na seleção de ingredientes. As carnes, com exceção do joelhinho de porco, são todas frescas e grelhadas, antes de irem para o caldeirão. “Temos o cuidado para que a gordura não entre na panela do feijão”, conta.

Onde fica?  Rua 226, 439 – Setor Leste Vila Nova, Goiânia – GO, 74645-180
Telefones: 62.3087-2512

A caçula já cativa o público, no roteiro do feijão e samba em Gyn

Com apenas três meses, o caçula dos cinco restaurantes, mostra que não está para brincadeiras e entra na briga, como uma casa aprovada, quando o assunto é feijoada e samba. O Tom Maior tem uma veia carioca;  seus proprietários saíram do Rio de Janeiro há sete anos e trouxeram todas as suas expertises para Goiânia.

Tom Maior - MaisDestinos.com Turismo e Viagem

Tom Maior – A caçula que dá o tom

Aquela alegria e ginga do Rio podem ser percebidas por aqui. Os proprietários, Rafael, Alexandre e Fernando se envolvem pessoalmente em tudo o que a casa oferece, até mesmo no palco, quando se arriscam ao microfone, com algum samba “carioquês” profissional, que os clientes adoram!

Onde fica? Avenida Independência, 2912, Quadra D-1, Lote 08 – Setor Leste Vila Nova, Goiânia – GO, 74645-010
Telefones: 62.3261-4628

Com temática carioca, o lugar é pioneiro em terras goianas

O Glória Bar e Restaurante é uma graça. A história carioca transpira nas paredes desse bar. Futebol, samba, feijoada, boemia em cliques registrados de celebridades por todos os lados. Esta é uma atração à parte. As mesas, é claro, estão distribuídas em todo ambiente e descem para as calçadas. Mas, são poucas mesas, diante do Universo de clientes, que têm no Gloria, um ponto de encontro de amigos. O lugar é tradicional, existe há 12 anos.

Glória Bar - MaisDestinos.com Turismo e Viagem

Glória Bar – Tradição, samba e feijão

Com a casa permanentemente cheia aos sábados, Elmar Santana Júnior, ou apenas Júnior, e todos os garçons da casa distribuem simpatia e são velhos conhecidos dos clientes, como em uma grande família. Júnior trouxe para Goiânia, um pedacinho daqueles botecos cariocas de Ipanema. Destaque para o chope, sempre com o colarinho na altura certa, muito gelado e em uma tulipa totalmente revestida de uma nuvem de gelo. Mas, apenas a feijoada está sendo julgada e, aqui, o tempero é carioca e a feijoada é bem servida!

Onde fica? R. 101, 435 – St. Sul, Goiânia – GO, 74080-150
Telefones: 62.3224-9033

Feijão sem samba e em hotéis, também é tradição em Gyn

Mesmo sem samba, o Mais Destinos não poderia deixar de fora a tradicionalíssima feijoada do Castro’s Park Hotel. O renomado hotel preferiu o som de uma música suave ao fundo e, é perfeitamente compreensível. Estamos em um requintado hotel, mais precisamente no restaurante, em um ambiente integrado com o saguão de entrada. Não caberia aqui, uma roda de samba. Por essa razão, o Castro’s Park Hotel está dentro da nossa enquete e, certamente, é um páreo duro para os concorrentes.

 

Castro's Hotel- MaisDestinos.com Turismo e Viagem

Castro’s Hotel – Mesmo sem samba a feijoada marca presença

O Castro’s recebe, além de vários turistas, clientes habitués, que frequentam o hotel todos os sábados. O Hotel fortalece o fomento desta cultura, dando destaque à gastronomia brasileira, e mantendo, reiteradamente, a feijoada aos sábados.

Onde fica? Av. República do Líbano, 1520 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74115-030
Telefones: 62.3096-2000

 

Em Goiânia, qual a sua feijoada preferida?

      Tom Maior (90%)
      Glória Bar (3%)
      Quintal do Jorjão (3%)
      Thiosti (2%)
      Castro's Hotel (1%)
Carregando ... Carregando ...

 

Heróis de Botequim: Incentivador do samba em Goiânia

Durante o roteiro de samba e feijoada  MaisDestinos.com, esbarramos em uma banda, que nos fez levantar da cadeira e ensaiar uns passos entre as mesas. Impossível ficar parado, diante da cadência de cada integrante da banda “Heróis de Botequim”. Em Goiânia, o grupo se apresenta nas melhores casas e botecos da cidade e eles são um sucesso.

O CD “Episódio I”, que a banda gravou há três anos, nos foi apresentado, ao vivo, por esses quatro rapazes bem humorados,  Alex Formiga, Diogo Noleto, Gilberto Lima e Guilherme Noleto,  em um cantinho rústico e aconchegante, tendo à vista, uma goiabeira apaixonante. Entre um clássico e outro do samba, fomos ouvindo causos e histórias, que contam a vida desse grupo de amigos, que sempre se reunia para uma roda de samba. Até que, despretensiosamente, começaram a se apresentar em casas de amigos e em alguns botecos, do tipo “pé sujo”, (nome que se dá aos bares cariocas, onde se bebe de pé). Os encontros de samba eram apenas diversão, sequer cobravam cachê. Até que, eles sentiram a força do samba em Goiânia. Assim, nasceu a banda “Heróis de Botequim”.

Mas, viver de música no Brasil, não é fácil e, como a maioria das bandas, o começo foi tortuoso. Eles aguentaram firme e não demorou para as filas se avolumarem na porta de qualquer casa, que tivesse como atração, os “Heróis de Botequim. Hoje, a banda é disputada pelos proprietários de bares e restaurantes. Por onde eles passam, está garantida a super lotação da casa.

Quando perguntamos sobre qual restaurante goiano serve a melhor feijoada, nenhum deles quis se comprometer e todos afirmaram que não há feijoada ruim na Capital. Exageros à parte, Goiânia é mesmo reconhecida, como a cidade dos botecos, onde se serve uma das melhores feijoadas do país.

As horas passavam agradavelmente e, debaixo daquela goiabeira, soubemos que o grupo se prepara para alçar voos mais longos. Planos e projetos caminham para a gravação de um DVD, em Agosto. Nas redes sociais, o último clipe gravado, “Água de beber”, já possui mais de 210 mil visualizações, até a publicação desta matéria.

O samba goiano deve aos “Heróis de Botequim”, a inserção desse estilo musical no mercado de botecos. Eles apostaram que poderiam cavar esse espaço entre o sertanejo e acertaram. O fato é que, o samba também se impõe por aqui.

Portanto, quem passar por essa linda Metrópole aos sábados, deve seguir a trilha do feijão, samba e charme Mais Destinos. Certamente que, no palco de algum, desses cinco Bares e Restaurantes da cidade, lá estará essa banda incrível, que nos faz cantar, sambar e relembrar os grandes autores de samba, em tardes ensolaradas e deliciosamente festivas de Goiânia.

Antes de nos despedirmos, porém, pedimos mais uma “canja”, desta vez, para nosso internauta conhecer o som do pandeiro e do tamborim do cerrado. Com vocês: os “Heróis de Botequim”:

Redação - Mais Destinos
Colunista
Passagens 468x60

Veja Também

Comente sua avaliação

Passagens 468x60
Redação - Mais Destinos

Redação - Mais Destinos

FALE CONOSCO: redacao@maisdestinos.com.