Mais Destinos - Classificação de hotéis

Entenda os padrões de avaliação dos hotéis

Significado das estrelas

A classificação dos hotéis é uma metodologia adotada com o objetivo de categorizar os padrões de um hotel. A quantidade de estrelas é uma avaliação que tem como objetivo satisfazer requisitos de diversos critérios por parte do meio de hospedagem.

Entre várias informações, a quantidade de estrelas especifica padrões e instalações dos quartos, restaurantes e bares, além do horário do seu funcionamento e a oferta de serviços adicionais.

Quanto mais estrelas um hotel recebe, mais alto será o padrão de serviços disponibilizados.

Hotéis 1 estrela – Instalações simples, serviços básicos. Os quartos são muito pequenos, não menos que 8 m², com cama, armário, criado-mudo e pia. O banheiro pode se ficar fora do quarto. O telefone somente na recepção. Pode haver um restaurante ou lanchonete.

Hotéis 2 estrelas – Quartos a partir de 9 m², considerados pequenos. Móveis básicos, banheiro privado, telefone e televisão. Geralmente incluem o café da manhã no valor da diária. Dispõe de garagem ou estacionamento para os seus hóspedes.

Hotéis 3 estrelas – É a categoria turística média. Quarto com banheiro, televisão, telefone e ar-condicionado. Troca diária de roupa de cama, toalhas e limpeza. Tem que oferecer aos seus hóspedes estacionamentos fechado, restaurante, lavanderia e aluguel de equipamentos de lazer.

Hotéis 4 estrelas –  É a conhecida alta categoria para hóspedes mais exigentes, alto padrão de serviços e instalações, suítes com móveis mais confortáveis e disponibilidade de jornais diários. Oferecem “business center”, salas para reuniões, restaurantes, academia, salão de beleza e internet nos quartos.

Hotéis 5 estrelas – Categoria luxo de alta qualidade, deve ter complexo de suítes bem localizado no centro da cidade ou próximo dos centro de negócios. Uma vaga no estacionamento para cada quanrto disponível, serviço de quarto 24 horas, recepcionistas bilíngues.

Ainda existem Hotéis com o padrão acima de cinco estrelas, mais são muito raros atualmente. Estabelecimentos desse padrão, tem um custo muito alto e oferecem aos seus clientes serviços e comodidades exclusivos. São muito atraentes, do ponto de vista arquitetônico e visual, nobremente decorados e equipados com o que existe de mais moderno, tecnologicamente falando.

Sistemas avaliação mundial

A padronização por estrelas e a categoria de um hotel têm regulamentação individual em cada país, e podem diferir dos padrões adotados no Brasil. Nos países do sul da Europa, e em alguns outros, foram também adotados padrões tendo em conta a categoria de “meia estrela”.

Devemos estar atentos nisso quando formos comparar a oferta de hotéis em diferentes partes do mundo e nunca generalizar a avaliação final. Frequentemente, estabelecimentos de duas estrelas em países altamente desenvolvidos correspondem a padrões de quatro estrelas em países menos desenvolvidos.

Redação - Mais Destinos
Colunista

Veja Também

Comente sua avaliação

Redação - Mais Destinos

Redação - Mais Destinos

FALE CONOSCO: redacao@maisdestinos.com.