Comunicado oficial do Brasil Convention & Visitors Bureaux

Prezados integrantes da Rede Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

No final dos anos 90 nascia a possibilidade de aglutinação entre todos os C&VBX do Brasil. Assim, foi criado o FBC&VB-Fórum Brasileiro de C&VBx.

A partir de 2003, o sistema brasileiro de C&VBx assumiu um crescimento exponencial e todos participavam ativamente do Fórum Brasileiro de C&VBx. A partir daí, por consenso unânime, o Fórum foi transformado na Federação Brasileira de C&VBx, que passou atuar em Brasília para atender as necessidades das parcerias com o Ministério do Turismo/EMBRATUR e todos os associados.

Em 2004, em razão desse crescimento, houve a necessidade de descentralização do processo e, num pensamento republicano e federativo, criou-se as Federações Estaduais de C&VBx. Em ato memorável na cidade de Foz do Iguassú, em março de 2005, e na presença das Federações Estaduais existentes e de diretores do C&VB de Fóz do Iguassu, foi criada a Confederação Brasileira de C&VBx. Aos 16 de novembro de  2005, o Convention da cidade de São Paulo, através de seu novo Presidente e contrariando o princípio do associativismo, retirou-se da Rede Brasileira de C&VBx, que havia auxiliado a fundar no final dos anos 90.

Em 2008, já com a existência de mais de 100 C&VBx, executou-se um projeto que teve a participação de vários presidentes visionários e vários consultores. O projeto Competitividade dos C&VBx, anseio de todos os C&VBx do Brasil, foi um divisor de águas e um elo marcante na história dos C&VBx e do turismo nacional. No mesmo projeto, foi criado o Código de Ética e Boas Práticas. Todo esse processo, foi VALIDADO E APROVADO, EM ASSEMBLÉIA GERAL, POR TODOS OS C&VBX DO BRASIL. E a Rede Brasileira de C&VBx continuou a crescer, só que dentro de regras e parâmetros profissionais.

Pois bem, agora em 2016 inicia-se uma nova fase da instituição. Os gestores financeiros da Rede Brasileira de C&VBx que atuaram de 2003 a 2014  não atuam, tampouco, pertencem mais à Rede. Quem diz o contrário para denegrir a imagem da Rede e auferir vantagens, falta com a verdade e poderá sofrer as consequências criminais sobre estas levianas alegações. Da mesma forma, será interpelado, quem divulgar que o novo Brasil Convention & Visitors Bureaux tem pendências com o governo federal ou qualquer outro órgão público.

O Brasil Convention & Visitors Bureau reitera que não tem nenhuma pendência financeira com governos, não tem nenhum débito de convênios, não tem pendencias trabalhistas e está livre para atuar de forma plena na representação e defesa de seus interesses e associados. Está também livre para contratar quaisquer tipos de parcerias ou convênios com qualquer figura jurídica, pública, privada ou da academia do turismo, seja no Brasil ou no exterior.

Neste momento, apresentamos a nossa nova Logo Marca, novas ações para captação de eventos internacionais, banco de eventos, ações estratégicas junto aos governos federal, estaduais e municipais, cursos de qualificação, novo estatuto e novos dirigentes que estão comprometidos com os verdadeiros anseios de toda a base e dos princípios éticos e legais da Instituição.

O objetivo é manter a unidade e o respeito entre todos os C&VBx do Brasil.

Brasil Convention & Visitors Bureaux – www.cbcvb.org.br

Redação - Mais Destinos