Museu Farroupilha - Casa de Gomes Jardim

Caminho Farroupilha

Fazer o Caminho Farroupilha é entrar na alma do gaúcho, a alma de tradições, costumes campeiros e de estâncias históricas. É embrenhar-se por um rico patrimônio cultural em meio a cenários épicos, que contrastam com os pampas e as águas doces do cenário bucólico da região. Saber como foi a Revolução Farroupilha, desde a cidade de Guaíba, passando pelas capitais da República Rio-grandense: Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete. Na Casa de Gomes Jardim, um dos presidentes, o General Bento Gonçalves tomou as principais decisões sobre a revolução.

Fazenda do Sobrado

Fazenda do Sobrado

A Fazenda do Sobrado, relatada na minissérie de TV A Casa das Sete Mulheres, é parada obrigatória em Camaquã. Pelotas, terra do charque (um dos motivos da revolução), remete a seu apogeu com antigas charqueadas, belos prédios e a produção dos mais finos e deliciosos doces.

Antigas Charqueadas

Antigas Charqueadas

Em Piratini, o museu histórico e um passeio pelas ruas aguardam o turista. Vale a pena conhecer, em Alegrete, a Casa do General Bento Manoel Ribeiro, personagem polêmico da Revolução. A Praia do Laranjal, em Pelotas, é boa opção de lazer, assim como um passeio de barco pelo Arroio São Lourenço, onde Garibaldi construiu seus “lanchões”, barcos que podiam movimentar-se na água e em terra, como os atuais veículos anfíbios.

 

Redação - Mais Destinos
Colunista

Veja Também

Comente sua avaliação

Redação - Mais Destinos

Redação - Mais Destinos

FALE CONOSCO: redacao@maisdestinos.com.